FIGUEIRA DA FOZ

1896

L'animatographe d'Edwin Rousby (Teatro-Circo Saraiva de Carvalho, 15-20 août 1896)

Edwin Rousby, en provenance d'Espinho où il a donné deux soirées, va présenter l'animatographe à Figueira da Foz. L'inauguration a lieu le 15 août 1896 au Teatro-Circo Saraiva de Carvalho, qui a été inauguré en 1884 :

Figueira da Foz, 16
No theatro Circo Saraiva de Carvalho debutou hontem a companhia, que trabalhou ultimamente no Real Colyseu, de Lisboa, sob a direcção de Santos Junior. em abono da verdade diremos, que todos os numeros do programma agradaram.
O animatographo causo sensação especialmente nos quadros, que representavam uma officina de serralheria, e a chegada do expresso á estação de Calais. Um verdadeiro progresso do fin du siècle. Olvidava-nos dizer que a concorrencia á première d'esta companhia foi numerosissima; ainda assim os casinos não se recentiram porque tambem tiveram muita gente. Por isto se poderá avaliar a gente, que veraneia n'esta praia.
Ha quem se queixe por aqui de pessoas de completa carencia de educação, que venham intremeterse em criticar quasi directamente os trajes e habitos particulares de cada um.
Achamos isto muito mal entendido porque cada pessoa é livre no seu modo de vida e por isso não ha motivo para censurar, quando não haja offensa.
A esposa d'um cavalheiro hespanhol que está hospedada no hotel Reis recolheu ao leito por motivo d'uma queda, que deu. Sentimos e deseiamos as melhoras.

Amanhã partimos para Vianna do Castello onde tencionamos passar apenas as festas de Senhora da Agonia, regressando depois aqui para no fim do mez retirarnos para Lisboa.
Myosotis.


Diario illustrado, Lisboa, 18 de agosto de 1896, p. 3.

theatre saraiva

Theatro-Circo Saraiva de Carvalho
© Resto de colecção

Peu d'information sur le programme, en revanche, plusieurs lignes consacrées à la mauvaise éducation de certains touristes - sans doute espagnols - qui viennent critiquer les modes de vie locaux. Le tourneur Rousby va, quant à lui, prolonger son séjour jusqu'au 20 août 1896 :

Essa concorrência correspondeu a um estado de espíritu, ao veemente desejo, à ansiedade que o nosso público sentía por ver mais esse maravilhoso invento do cérebro genial que se chama Edison [...]
A nossa ansiedade não era menor; e ao passarem ante a nossa vista os quadros admiráveis da "Oficina de Serralharia", onde uns operários batem ferro, enquanto outro o mergulha na água, reproduzindo-se com toda a verdade a ebulição desse elemento; ao ver perpassar ante nós "A Ponte Nova de Paris" em pleno movimento de carruagens e carros e "A Chegada do Expresso de Paris à Estação de Calais", a nossa alma abriu-se na mais veemente saudação ao grande sábio americano...
A Companhia conta dar 5 espectáculos...


O Primeiro de Janeiro, Porto, 21 de agosto de 1896.

Après ces quelques jours de présentation des vues animées et de l'animatographe, Edwin Rousby revient à Lisbonne.

Contacts